Informações da página

Você está em: Página Inicial > Ensino > Projetos de Ensino

Início do conteúdo

PROJETOS FLUXO CONTÍNUO 2017

---

IFCINE: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES ATRAVÉS DE OBRAS CINEMATOGRÁFICAS

COORDENADOR: Daniela de Campos

RESUMO: O projeto em tela ocorrerá pela terceira vez no formato atual e se constituiu em projeto já consolidado no Campus Farroupilha, especialmente no contexto do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O projeto tem por objetivo fomentar a interdisciplinaridade entre diversas áreas do conhecimento por meio da exibição de obras cinematográficas e posterior discussão.

---

MINICURSO DE INTRODUÇÃO AO EDITOR DE TEXTOS LATEX

COORDENADOR: Vinicius Weide

RESUMO: Este projeto tem por objetivo apresentar aos discentes e servidores do IFRS - Campus Farroupilha uma introdução ao LaTeX, usando na editoração, usado na editoração e confecção de documentos voltados para a área de escrita técnico-científica. o TeX é o programa de diagramação de textos (comandos básicos, compilador e infraestrutura fundamental), enquanto que o LaTeX é o conjunto de macros para o programa de TeX. O LaTeX é uma ferramenta útil, principalmente na elaboração de documentos com várias páginas e que exijam formação padronizada, tais como artigos, dissertações e Teses. Atualmente, ele já é utilizado em diversas instituições de ensino superior ao redor do mundo, além disso, o seu uso já é, em muitos casos, uma exigência em documentos de diversas instituições e congressos. Dessa forma, o curso visa oportunizar à comunidade um primeiro contato com essa importante ferramenta de edição e formatação de textos, capacitando-os a prosseguir sua aprendizagem de forma independente de acordo com as suas necessidades.

---

VISITA TÉCNICA AS EMPRESAS SAUR S.A., BRUNING TECNOMETAL E WMTOOLS.

COORDENADOR: Giácomo Gai Soares

RESUMO: As empresas exercem o papel de formadores de valores dentro das relações sociais nas comunidades. Assim, ao visitar empresas de grande porte, como a Saur S.A., a Bruning Tecnometal e a WMTOOLS, os alunos de engenharia experimentam um encontro com o universo profissional. tal atividade tem o intuito de ampliar os conhecimentos dos educandos no que diz respeito aos temas abordados em diversas disciplinas dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação. Após a visita os alunos serão convidados a realizar um relato da atividade. Espera-se que este relatório possa confrontar os conhecimentos estudados em sala de aula com as observações realizadas no ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, levando em consideração sua dinâmica e organização.

---

PROJETO INTERDISCIPLINAR EMPREENDEDORISMO

COORDENADOR: Carolina Wiedemann Chaves

RESUMO: O projeto de ensino consiste no trabalho interdisciplinar entre as disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS Campus Farroupilha: Gestão Financeira, Relações de Consumo, Trabalho e Emprego, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Empreendedorismo com o intuito de romper o paradigma da fragmentação do conhecimento existente no sistema educacional. Este projeto também tem a finalidade de ampliar a discussão sobre o tema entre os docentes, para futuras implementações, bem como, propiciar a experiência aos docentes e discentes.

---

A LEITURA DO CÂNONE LITERÁRIO

COORDENADOR: Cinara Fontana Triches

RESUMO: O projeto tem como objetivo propiciar aos alunos do 2° ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio a leitura de obras pertencentes ao cânone literário. Em pesquisa realizada com os alunos, constatou-se o gosto de grande parte dos discentes pela leitura, contrariando a visão generalizada de que os adolescentes não gostam de ler. No entanto, as obras que fazem parte do universo de leitura dos jovens restringirem-se a best-sellers, razão pela qual esta ação busca levar às aulas de literatura oras que pertencem ao cânone. Além disso, o projeto tem por objetivo desenvolver a leitura crítica, analisando elementos constituintes do texto literário e sua inserção e significação na sociedade em que foi produzida e no contexto atual.

---

ESTRATÉGIAS PARA APRENDER MELHOR

COORDENADOR: Louise Dall Agnol de Armas

RESUMO: O presente projeto de ensino visa propiciar um curso sobre estratégias de estudo e aprendizagem aos alunos do IFRS Campus Farroupilha, a partir da constatação, através da Matriz Swot, que esses apresentavam dificuldades na organização de seus estudos. A apresentação e discussão das estratégias de aprendizagem ocorrerão com o suporte de curso on-line sobre a temática. O ser humano está constantemente exposto a informações, sendo assim, compreender as particularidades do processo de aprendizagem e propiciar ferramentas ao estudo, pode minimizar dificuldades escolares e potencializar a confiança do educando, contribuindo para seu sucesso acadêmico e profissional.

---

PROJETO DE LEITURA

COORDENADOR: Karina Feltes Alves

RESUMO: O projeto prevê oportunizar ao aluno ingressante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio o contato com obra literária - gênero romance -, objetivando desenvolver a compreensão leitora destes alunos, além de proporcionar reflexão acerca de temas presentes na obra selecionada para a leitura.

---

AÇÕES PEDAGÓGICAS COM VISTAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DIFICULDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM NO IFRS, CAMPUS FARROUPILHA

COORDENADOR: Cláudia Terra do Nascimento Paz

RESUMO: Este projeto de ensino trata do desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para alunos do IFRS - Campus Farroupilha, que possuam dificuldades específicas de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento de habilidades metacognitivas, que facilitem as aprendizagens curriculares pelos mesmos, através do desenvolvimento das habilidades específicas de atenção, concentração, memória, percepção, funções executivas, organização para os estudos e motivação. A partir de avaliação pedagógica inicial, as atividades serão planejadas e executadas individualmente com os alunos, bem como poderão servir para orientar a equipe de professores quanto a possíveis necessidades de adaptações curriculares, elaboração de materiais didáticos e avaliativos.

---

1º DIA DO ORGULHO NERD DO IFRS

COORDENADOR: Nicholas Fonseca

RESUMO: O 1º Dia do Orgulho Nerd é um evento que vem ao encontro do calendário acadêmico do Ensino Médio, dia no qual os alunos têm atividades diferenciadas, devido ao conselho de classe. Estão previstos para este evento uma mostra de vídeos produzidos pelos alunos do ensino médio com temáticas positivas/reflexivas. Também, a programação, prevê desfile de cosplay, jogos de tabuleiro e videogames vintage.

 

PROJETOS BOLSAS DE ENSINO 2017

---

APRIMORAMENTO DE MANIPULADOR ROBÓTICO DE 5 GRAUS DE LIBERDADE PARA USO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO

COORDENADOR: Vitor Tumelero Valente

BOLSISTA: Rodrigo Martini Riboldi

RESUMO: O presente projeto de ensino tem por objetivo o aprimoramento de um manipulador robótico de 5 graus de liberdade. O robô foi, inicialmente, construído na disciplina de Robótica Industrial. Há necessidade de atualização, melhorias e algumas implementações para que o equipamento possa ser utilizado como ferramenta no processo de aprendizagem na mesma disciplina. Dentre as melhorias que se fazem necessárias estão alterações no projeto mecânico, adequações dos sistemas eletrônicos e melhorias na interface de comunicação e controle.

---

MONITORIA ACADÊMICA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

COORDENADOR: Augusto Massashi Horiguti

BOLSISTA: Tiago Rodrigo Cruz

RESUMO: A compreensão e resolução de Circuitos Elétricos é etapa fundamental nos cursos da área Elétrica, visto que é este procedimento que permite executar projetos eletrônicos. Porém, sabe-se que não se trata de algo trivial, sendo que os alunos acabam por encontrar diversas dificuldades para resolver os exercícios propostos e que o auxílio através de aluno-monitor pode minimizar as eventuais retenções.

---

UTILIZANDO JOGOS NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA AS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E HISTÓRIA

COORDENADOR: Daniela de Campos

BOLSISTA: Eduarda Andreola Rosina e Ramiro Nilson Barros

RESUMO: Trata-se de projeto de ensino que visa estudar e desenvolver jogos temáticos para as disciplinas de química e história para utilização em sala de aula, a fim de melhorara a compreensão dos alunos sobre temas relacionados a essas disciplinas. Os materiais serão elaborados, bem como as instruções dos jogos, pelos alunos bolsistas do projeto, baseados em jogos físicos já existentes (cartas, tabuleiros, etc.). Esse projeto dará continuidade a dois outros projetos desenvolvidos no ano de 2016, de forma independente para as disciplinas envolvidas, otimizando experiências e recursos.

---

MONITORIA DE GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR

COORDENADOR: Juliana Menegotto

BOLSISTA: Mateus Simão Alves

RESUMO: Normalmente, as disciplinas iniciais de Matemática tais como, Geometria Analítica e Álgebra Linear, ofertadas no curso de engenharia, são disciplinas que apresentam altos índices de reprovação. Ultimamente, cada turma possui um elevado número de alunos, em torno de quarenta e cinco alunos, que para o docente torna-se difícil atender o aluno de forma mais individualizada. Tais disciplinas contam com várias listas de exercícios e trabalhos extraclasse. Além disso, a grande maioria dos alunos, ingressantes nos cursos de engenharia, apresenta dificuldade na aprendizagem devido às lacunas advindas do ensino fundamental e médio. Diante desse contexto, a monitoria mostra-se como uma ferramenta importante para minimizar esse deficit. O principal objetivo é auxiliar de uma maneira dinâmica e estimulante, os alunos que apresentam dificuldades nas disciplinas que envolvem raciocínio lógico e matemática. O projeto é baseado na resolução de exercícios e atendimento individual, onde é fornecido material de apoio para o reforço da teoria. Com a implantação dessa metodologia de ensino, além de auxiliar os alunos durante seu percurso ao longo das disciplinas, deseja-se contribuir para a redução nos índices de reprovação e evasão, utilizando-se para isto, métodos diferenciados de aprendizagem, que proporcionem aos estudantes um maior conhecimento dos conceitos matemáticos e das suas variadas aplicações. Além disso, a monitoria tem importante papel na formação do discente, contribuindo para desenvolvimento humano e social. Assim, espera-se que a monitora contribua de maneira eficaz a eficiente para a aprendizagem matemática, além da formação de recursos humanos.

---

MONITORIA DE MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

COORDENADOR: Juliane Donadel

BOLSISTA: Bianca Rodrigues de Castro

RESUMO: As disciplinas de cálculo da engenharia e matemática de nível básico nos cursos técnicos, apresentam altos índices de reprovação. No entanto, o raciocínio lógico e a capacidade de pensar e resolver problemas matematicamente são de extrema importância dentre os cursos oferecidos pelo campus. Além disso, a realidade dos alunos ingressantes nas disciplinas iniciais de cálculo é extremamente difícil, uma vez que são várias as dificuldades apresentadas por esses estudantes, que geralmente sofrem nesse período da graduação devido às lacunas de aprendizagem advindas do ensino fundamental e médio. Diante desse contexto, a monitoria mostra-se como uma ferramenta importante para minimizar esse deficit. O principal objetivo é auxiliar de uma maneira dinâmica e estimulante os alunos que apresentam dificuldades nas disciplinas que envolvem raciocínio lógico e matemática, tanto do ensino superior quanto do técnico do campus Farroupilha. O projeto é baseado na resolução de exercícios e atendimento individual, onde é fornecido material de apoio para o reforço da teoria. Com a implantação dessa metodologia de ensino, além de auxiliar os alunos durante seu percurso ao longo das disciplinas, deseja-se contribuir para a redução nos índices de reprovação e evasão, utilizando-se para isto, métodos diferenciados de aprendizagem, que proporcionem aos estudantes um maior conhecimento dos conceitos matemáticos e das suas variadas aplicações. Além disso, a monitoria tem importante papel na formação do discente, contribuindo para desenvolvimento humano e social. Assim, espera-se que a monitoria contribua de maneira eficaz e eficiente para a aprendizagem matemática, além da formação de recursos humanos.

---

IFTORRENT: COMPARTILHANDO ARQUIVOS E IDEIAS

COORDENADOR: Rafael Vieira Coelho

BOLSISTA: Gabriel Muller e Leonardo Bortolini

RESUMO: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Farroupilha atua na cidade de Farroupilha desde o ano de 2010. Trata-se de uma instituição de ensino nova que procura maior reconhecimento entre os cidadãos da cidade. Tendo como foco este objetivo, atualmente, são usadas redes sociais, como o Facebook. Neste são publicadas breves notícias e informes, que frequentemente redirecionam para o site institucional. No entanto, este apresenta uma série de problemas inerente ao seu formato rígido e pouca usabilidade. Sendo assim, para facilitar o acesso a informações institucionais por parte dos alunos e servidores, este projeto visa a pesquisa e o desenvolvimento de um programa, chamado IFTorrent, para o compartilhamento de arquivos peer-to-peer (P2P) contendo informações do Campus, como editais e portarias, e dados educacionais das disciplinas. Embora seja utilizada a ferramenta Moodle por professores e alunos, existe um limite de tamanho para os arquivos que podem ser disponibilizados. O projeto não necessitaria de nenhum investimento em infraestrutura pois podem ser usados os servidores atuais, sem causar gargalo de dados já que se trata de uma arquitetura distribuída. Por fim, o desenvolvimento desta aplicação facilitará o acesso à informação tanto institucional quanto educacional entre servidores e alunos. Durante este desenvolvimento, os bolsistas obterão uma série de aprendizados novos, que não são ensinados durante o curso regular, e praticar os conceitos de programação obtidos ao longo do curso.

---

MONITORIA PARA DISCIPLINAS DE ALGORITMO E DE PROGRAMAÇÃO

COORDENADOR: Rafael Vieira Coelho

BOLSISTA: Sérgio Brunetta Junior e Eduardo Toffolo

RESUMO: As disciplinas algoritmos e de programação de computadores normalmente são consideradas difíceis por parte dos alunos. Cada turma possui um grande número de alunos, em torno de trinta alunos, o que dificulta o atendimento individualizado de cada estudante. Por fim, tais disciplinas contam com um elevado número de atividades práticas, tanto em sala de aula como extraclasse. Sendo assim, o trabalho de monitoria contribui para uma melhor compreensão dos conteúdos e, consequentemente, redução do número de alunos repetentes ou desistentes. Além disso, contribui para uma melhor experiência acadêmica por parte dos monitores, já que estes aprendem e praticam o conteúdo previamente aprendido. Por fim, o monitor adquire experiência didática, tendo que lidar com diferentes tipos de questionamentos que podem advir por parte dos alunos. O presente projeto visa a utilização de monitores nas disciplinas de programação dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Farroupilha, IFRS.

---

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ÁREA DE FUNDIÇÃO

COORDENADOR: Lisiane Trevisan

BOLSISTA: Carolina de L. Corrêa Moraes

RESUMO: Este projeto visa produzir material didático que descrevam os conteúdos relacionados ao processo de fundição com foco nas práticas de ensino e de aprendizagem. O material didático a ser elaborado será focado na abordagem do saber do exercício profissional, grande demanda existente na área de engenharia. Para isso, serão reunidas apostilas, polígrafos e livros publicados em língua portuguesa e em outras línguas. Para tanto, o material será organizado em etapas do processo, com diagramas, fluxogramas e textos explicativos para facilitar a relação entre prática industrial e teoria. Através do uso de exemplos práticos, o material didático facilitará a construção do conhecimento por parte do aluno, permitindo relacionar a prática industrial com a teoria.

---

DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

COORDENADOR: Pâmela Perini

BOLSISTA: Raiana Gaiardo Girardi e Lucas Biasiletti de Pellegrini

RESUMO: A Biologia é a Ciência que estuda a estrutura, a evolução, a diversidade e as interações dos seres vivos. O ensino de Biologia requer criatividade e recursos didáticos alternativos, para que se valorize a curiosidade e as descobertas próprias dessa ciência e se permita a inclusão de todos os estudantes. Pelo presente projeto, tem-se o objetivo de desenvolver metodologias diferenciadas para o ensino da Biologia em sala de aula. Os materiais didáticos podem envolver estratégias de ensino cooperativo, jogos, materiais de baixo custo, tecnologias da informação e acessibilidade. As ferramentas serão desenvolvidas pelos bolsistas e aplicadas a estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS Campus Farroupilha.

---

MATERIAL DIDÁTICO PARA CÁLCULO NUMÉRICO: SIMULANDO PARA APRENDER

COORDENADOR: Juliane Donadel

BOLSISTA: Bernardo Verçoza Alves

RESUMO: O Cálculo Numérico corresponde a um conjunto de ferramentas ou métodos usados para se obter a solução de problemas matemáticos de forma aproximada. A disciplina de Cálculo Numérico dos cursos de Engenharia do campus Farroupilha possui uma ementa extensa, porém de fundamental importância no desenvolvimento do curso. É nessa disciplina que os alunos podem desenvolver algoritmos para aplicar os métodos matemáticos e resolver problemas específicos de cada área. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é produzir material didático que auxilie e facilite o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de cálculo numérico dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Automação e Controle, com ênfase à simulação numérica. A ideia é que esse material sirva como apoio para melhorar a dinâmica da aula, além de fornecer algoritmos para implementação dos métodos estudados. Para isso será utilizada a bibliografia das ementas dos cursos e o software Matlab para a realização das simulações numéricas dos métodos.

---

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA DISCIPLINAS DE DESENHO TÉCNICO

COORDENADOR: Rafael Corrêa

BOLSISTA: Cassio Battisti

RESUMO: As disciplinas de Desenho Técnico compõem os cursos Técnicos em Plástico, Metalurgia, Eletrônica e Eletrotécnica, além das Engenharias Mecânica e de Controle e Automação do campus Farroupilha do IFRS. Essas disciplinas, respeitadas as especificidades de cada área de atuação, têm conteúdos programáticos muito semelhantes, principalmente no que diz respeito aos fundamentos do Desenho Técnico: projeções ortogonais, vistas ortogonais, perspectiva, cortes, entre outros. Além disso, o BricsCAD e o Solidworks são os principais programas de computador (CAD) utilizados para auxiliar na produção dos desenhos técnicos, tanto em nível acadêmico quanto na indústria. Essas ferramentas praticamente substituíram o desenho técnico manual, pois são de fácil utilização, têm interface amigável e reduzem significativamente o tempo requerido para produzir um desenho técnico. Assim, o objetivo deste projeto de ensino é produzir material didático digital para as disciplinas de Desenho Técnico do IFRS ? campus Farroupilha, com destaque em apostilas digitais e videoaulas. As apostilas serão disponibilizadas aos alunos para acompanhamento das aulas e, em cada conteúdo programático, links estarão disponíveis para a visualização de vídeos demonstrativos de desenhos realizados à mão ou utilizando as ferramentas dos CAD, com o devido passo a passo. Como os conteúdos dessas disciplinas são bastante visuais e, muitas vezes, o tempo requerido para o professor realizar um desenho técnico no quadro é demasiado alto, o material produzido no projeto será utilizado para acelerar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a proposição de um material didático único para as disciplinas dos diferentes cursos contribuirá para a uniformização curricular.

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Farroupilha

Av. São Vicente, 785 | Bairro Cinquentenário | CEP: 95180-000 | Farroupilha/RS

E-mail: comunicacao@farroupilha.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3260-2400 | Todos os contatos do Câmpus